Maglumni

Motivação por trás da ideia

A cada ano 646 mil pessoas morrem por causa de quedas acidentais no mundo, onde 50% dessas pessoas possuem 65 anos ou mais. No Brasil, 83,33% dos idosos sofrem ao menos uma queda por ano, sendo que 50% desses caem duas vezes no ano.

Em todo mundo são 373 milhões de quedas graves o suficiente para exigir atenção médica, com ocorrência de fraturas no quadril, fêmur, punho e até a coluna vertebral, levando à internação do acidentado e obrigando a pessoa que cuidará da vítima da queda a também se ausentar do trabalho.

Outras consequências comuns são a perda de mobilidade, institucionalização, perda da independência e até mesmo problemas psicológicos (ansiedade, medo, isolamento e depressão). E embora existam diversas causas para quedas entre as pessoas, 70% das quedas acontecem dentro de casa, onde deveria ser mais seguro.

11 milhões de toneladas de lixo plástico é gerado no brasil todo ano. Vincularemos nosso licensiamento ao uso de ao menos 20% de plástico reciclado na fabricação.

Solução encontrada

A presente solução, já com patente (BR 20 2022 015605 6) de modelo de utilidade refere-se a uma DISPOSIÇÃO CONSTRUTIVA APLICADA EM LUMINÁRIA com dispositivo magnético para fixação e com contato elétrico, voltado especialmente para a área de iluminação de ambientes, no setor de construção civil. A luminária é dotada de uma base fixa conectada aos fios de eletricidade da edificação, ligada magneticamente, através de componentes magnéticos, a uma base móvel que é rosqueada a uma lâmpada. A energia elétrica transpassa a base fixa até a base móvel através de outros componentes magnéticos. Além disso, a presente patente de modelo de utilidade apresenta um suporte de instalação composto de uma vara telescópica e um suporte magnético para auxiliar na instalação e desinstalação da luminária do presente modelo de utilidade.

Com esse sistema, a luminária pode ser instalada e/ou removida sem a necessidade de escadas, andaimes ou plataformas elevatórias, evitando o risco de queda e/ou choque elétrico, proporcionando mais inclusão, praticidade, segurança e rapidez na instalação, substituindo os convencionais acessórios ainda utilizados para montagem de alguns desses produtos, tipo suporte para fixação de parafusos, presilhas, peças roscadas, peças de encaixe, parafusos, porcas, arruelas, etc. 

Tecnologia da Luminária

A luminária da Maglumni é única no mercado mundial, segundo a pesquisa realizada globalmente pela EuRegistro, por permitir que seja possível a troca de lâmpadas sem a necessidade de uso de escadas, cadeiras ou andaimes, fazendo isso da própria altura!

A “Luminária com Dispositivo Magnético Aplicado para Fixação e Contato Elétrico”, objeto da patente BR 20 2022 015605 6, consiste na utilização de componentes magnéticos para fixar e conduzir energia elétrica, simultaneamente, proporcionando mais praticidade, segurança e rapidez na instalação, substituindo os convencionais acessórios ainda utilizados, tipo: suporte de parafusos, parafusos, presilhas, peças roscadas, peças de encaixe, etc.

Os dispositivos aplicados para fixação são os embuchados magnéticos, os quais são compostos por um corpo metálico, normalmente de aço ou latão, com um ímã permanente em seu interior. Podendo ser compostos, também, por um corpo plástico, tipo PVC (Poli Cloreto de Vinila), PU (Poliuretano), PP (Polipropileno), PC (Policarbonato), dentre outros.

O tipo de ímã empregado no dispositivo é o neodímio (Nd2Fe14B), também chamado de “super-ímã”, por possuir extrema força magnética e alta resistência térmica. Por exemplo, um ímã com dimensões de 10mm de diâmetro e 5mm de espessura, pode suportar peso acima de 4kg e temperaturas de até 200º C, sem perder suas propriedades magnéticas. Importante saber que, numa rede elétrica residencial em condições normais a temperatura pode chegar ao máximo 60º C.

Mercado e Valuation

Nosso mercado está inserido no mercado de iluminação global, mais especificamente no nicho de luminárias, cujas aplicações são em pontos de luz internos e externos, Residências (familiar, multifamiliar, móvel ou trailer), Comércio, Indústrias e Prédios públicos.

Para o início de nosso negócio resolvemos focar nossos estudos nos clientes residenciais do Brasil, aos quais nos apoiamos na Pesquisa de Domicílio do Sebrae (de 2014 a 2019, mais projeções até 2025) para medir o potencial de mercado para esse nicho. Segundo nossos estudos, em 2023 há a previsão de 76.925 domicílio no Brasil, desses 3.141 no Ceará. Se considerar que em cada cômodo há pelo menos uma luminária, projetamos para 2023 no Brasil 440.674.409 cômodos e no Ceará 18.045.547 cômodos, com uma média de crescimento mensal (ou seja, novas residências) de 0,16% e anual de 1,94%.

A receita estimada do mercado de iluminação para 2023 no Brasil está em torno de R$ 2,10 Bi e no Ceará está em torno de R$ 83,76 Mi e para o nicho de luminárias no Brasil está em torno de R$ 31,99 Mi e no Ceará está em torno de R$ 1,32 Mi.

Considerando a hipótese no melhor cenário o alcance do potencial de adesão de 10% dos produtores ao nosso produto sob uma retribuição de 2%, após o desenvolvimento de três cenários considerando a adesão progressiva dos mercados de cada estado à nossa solução, esperamos após 5 anos uma receita mensal nacional de R$ 1.15 Mi no pior dos três cenários criados por nós.

Após estudos realizados por nós e confirmados pela economista Ana Alves, consultora da FIEC e que mantém uma coluna na CBN Fortaleza, nosso Valuation pode atingir até R$ 104,0 Mi no mercado nacional.

Quanto aos concorrentes, não estamos sendo negligentes ao dizer que não existem, pois a nossa solução considera qualquer potencial cliente como provável cliente, pois nosso modelo de utilidade potencializa o desenvolvimento tecnológico de todos.

Na pesquisa de patente apenas duas soluções tangenciavam nossa solução, sem oposição. 

Para quem geramos valor

Nossa empresa cria valor para a sociedade em geral (220 milhões de pessoas) ao gerar impacto social econômico e ambiental ao definir em contrato que ao menos 20% dos insumos de produção devem ser provenientes de plástico reciclado por APLs de empresas de reciclagem do 3º setor; para quase 77 milhões de lares (em 2023) que poderão trocar lâmpadas sem o risco de queda ou choque, com total acessibilidade até para quem é cadeirante; para cerca de 130 mil varejistas de material de construção, que poderão comercializar nossa luminária e seu suporte de remoção; cerca de 400 fabricantes de luminárias (em 2023), que poderão ter ganhos econômicos e de mercado ao aderir ao nosso modelo de utilidade.

Nossa postura de mercado é bastante aberta, permitindo a aproximação com empresas de diversos setores, abertura de capital, desenvolvimento de mercado em parceria com todos que possuem interesse em explorar a oportunidade desse negócio, pois acreditamos que todos podemos ganhar juntos.

Ao pensar na nossa clientela, pelo que foi dito anteriormente, temos como nosso cliente final o fabricante industrial ao qual pretendemos licenciar nosso produto, seguidos pelo comércio de varejo e atacado, e por fim, o consumidor final, para o qual procuramos satisfazer ao máximo.

Modelo de Gestão

Adotamos uma gestão de crescimento enxuta e orgânica, tal qual uma teia, onde o núcleo de gestão estratégica é fixa e todas as funções devem ser progressivamente delegadas, inclusive funções executivas. E teremos dois eixos de gestão: Governança e Estratégia (TI, M&A, Controladoria e Compliance) e P&D (PI, Comercial, Design).

Cada produto, como a Maglumni dará início a uma empresa que, após essa primeira empresa, será gerenciada por uma holding para permitir a criação de novos produtos, diluir custos de gestão, permitir a expansão internacional e abertura de capital sob uma liderança central.

O desenvolvimento da Maglumni tem 5 fases: Conceituação, Planejamento e especificação, Desenvolvimento, Teste e avaliação e Liberação do produto.

Concluímos pelo modelo CYNEFIN que nosso projeto não é classificado como COMPLEXO, mas COMPLICADO, o que torna possível a aplicação de ferramentas de gestão.

Definimos do OKR: Missão > Visão > Objetivo Geral > Objetivos Específicos > Metas ou Iniciativas > Tarefas > Recursos.

Montamos a EAP (Top-Down) e revisamos (Bottom-Up) para diminuir os riscos de escopo, custo e prazo, além do Glossário do projeto para auxiliar a comunicação e gestão do conhecimento das tarefas.

Utilizamos a metodologia do PBB (Product Backlog Building) de Fábio Aguiar e Paulo Caroli associado ao Kanban, ao Lean Inception e ao Scrum, para priorizar cada história do usuário através do método TAPA.

Usamos Jira, Trello, além de muitas reuniões e mentoria do IEL.

Modelo de Negócio

Nosso objetivo é que nossas receitas sejam exclusivamente de licenciamento da patente da luminária e do suporte de remoção e instalação da luminária, que já possuem seus valores calculados para cada estado da federação e Distrito Federal. Esse é o nosso principal modelo de receita.

Contudo, enquanto nosso produto não adquire publicidade suficiente para estimular o mercado a adquirir nossas licenças, visto que adotar um novo modelo de produto implica em assumir os riscos da oportunidade, iremos lançar uma produção pioneira, antecedida por uma campanha de crowding funding.

Essa é uma forma de testar o produto no mercado, adquirir massa de dados para validação estratégica de marketing e levantar recursos para o desenvolvimento do produto e do negócio, inclusive para sua internacionalização.

A distribuição da luminária deverá seguir o seguinte caminho: Maglumni (Desenvolvimento e Licenciamento), Indústria (Distribuição, Atacado), Lojas (Vendas de Varejo e Atacado), Consumidores Finais.

Porém, durante nossa produção pioneira, venderemos diretamente para lojas de materias de construções.

Nessa fase iremos oferecer nosso produto por um preço bastante alto e diminuir o preço progressivamente para coletar dados sobre a aderência do mercado consumidor ao preço aplicado e dessa forma chegarmos ao preço recomendado e termos um relatório de mercado completo para a indústria, que é o nosso cliente final.

Produziremos até licenciarmos nosso produto e iniciar outro de nosso portfólio.

Primeiros apoiadores

Ao nos candidatarmos ao primeiro Edital de Ideias do IEL/CE, tivemos nossas 5 ideias candidatas sendo aprovadas na primeira fase do edital (09/2020) e, ao final, três ideias selecionadas para incubação. Contudo, para diluir os riscos, optamos pela ideia com melhor potencial de desenvolvimento. Hoje somos apoiados pelo FIEC, IEL / CE e Prefeitura de Fortaleza. 

Já recebemos diversos treinamentoss, rodadas de mentoria especializada e recursos para o pagamento de serviços de alto valor aos quais estimamos haver ultrapassado R$ 100.000,00, além de prosseguirmos com o apoio continuado para a aceleração de nosso negócio.

Em 2023 fomos aprovados para receber subvenção econômica do Programa Centelha e seremos apoiados em 2024 pela Funcap e Governo do Estado do Ceará, em parceria com CONFAP, CNPq, CERTI, FNDCT, FINEP, MCTI e Governo Federal.

Desenvolvimento do produto

A despeito das considerações de negócio a cerca da esteira de inovação ao qual podemos trilhar, foram definidos alguns objetivos específicos em nossa estratégia de desenvolvimento:

1. Desenvolver Ideia - Foram avaliados escalabilidade, potencial econômico, nosso potencial para desenvolver, impacto e propósito do projeto;

2. Pré-proteger ideia - Foi desenvolvido NDA que foram assinados nas parceirias mais sensíveis e adiados os serviços que não assinariam;

3. Desenvolver MVP - O primeiro protótipo (2014) teve desenvolvida as suas melhorias em sigilo enquanto a proteção definitiva não ficava pronta;

4. Reservar patente - Foi contratada a empresa EuRegistro (Dilermano Portela) para fazer uma busca global de patentes semelhantes e registrado no INPI (2021). PRECISAREMOS DE RECURSOS PARA PATENTE GLOBAL;

5. Realizar adaptações - Foi contratada uma firma de engenharia de produtos (Bianôr Robótica e Automação) para elaborar e validar produto final até 15/04/2023;

6. Realizar validação técnica - Diversos experimentos internos foram realizados, mas resta fazer testes de bancada (Bianôr);

7. Realizar validação mercadológica - Produzir molde de aço (PRECISAREMOS DE RECURSOS) e comprar insumos de produção, embalagens e campanha de marketing para vender e divulgar que até mulheres grávidas e cadeirantes podem trocar uma lâmpada sem riscos de queda ou choque;

8. Licenciar produto a parceiro industrial (objetivo finalístico) - Licenciar por duração e praça, com ou sem opção de exclusividade.

Plano de Investimento

Considerando todos os custos e ainda IMPOSTOS (13,50%), COMISSÕES SOBRE VENDAS (5,00%), RISCO GERENCIAL (5,00%), RISCO DE PROJETO (5,00%) e MARGEM DE LUCRO (15,00%), o custo para iniciar a produção pioneira é de R$ 178.328,72.

A nossa decisão é de fazer expansão bastante criteriosa, pois o objetivo final é de licenciar a produção de nossos produtos e então realizar spin off das operações de fábrica assim que o mercado for reservado para nossos clientes industriais, mas existem outros produtos em desenvolvimento e que não seram tratados nesse edital que visam atender outros nichos de clientes, não apenas residenciais.

Contudo existe o interesse de expandir o licenciamento para mercados internacionais, mas os recursos necessários ainda não foram dimensionados pois essa etapa ainda não faz parte do backlog do projeto.

A estimativa que para expandir nossas operações, os investimentos serão bem menores que os custos de produção e relacionados a viagens e rodadas de negócios com clientes industriais interessados em explorar comercialmente nossos produtos. 

Viabilidade da Maglumni

Considerando que no Brasil cada domicílio tem em média 5,745 cômodos e considerando, no pior caso que cada cômodo tenha ao menos uma luminária, admitimos por hipótese que 1000 clientes compraram 1.000 SUPORTES de remoção e instalação de luminária e exatas 5.745 LUMINÁRIAS para seus domicílios. Esse será o tamanho do nosso lote da produção pioneira.

Admitindo todos os custos (Recursos Humanos, Insumos, Materiais Permanentes, Despesas Administrativas e Serviços de Terceiros), inclusive taxa de risco (5% de projeto e 5% gerencial), impostos e margem de lucro de 15%, etc., analisamos dois momentos:

PRIMEIRO MOMENTO: adicionar aos custos do primeiro lote um molde de aço de R$ 100 mil para iniciar a produção pioneira.

O custo do kit (1 peça de suporte e 5,745 luminárias)¹ fica em R$ 229,15, com margens de custo de R$ 33,97 para a LUMINÁRIA e de R$ 25,31 para o SUPORTE, que após aplicados o multiplicador da margem mark up para o lucro de 15%, teremos o preço da LUMINÁRIA em R$ 60,13 e o preço do SUPORTE em R$ 44,80. O preço do kit residencial sairá a R$ 405,58

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SEGUNDO MOMENTO: adicionar aos custos dos próximos lotes a depreciação do molde de aço de R$ 100 mil.

O custo do kit (1 peça de suporte e 5,745 luminárias)¹ será agora R$ 50,50, com margens de custo de R$ 7,49 para a LUMINÁRIA e de R$ 5,58 para o SUPORTE, que após aplicados o multiplicador da margem mark up para o lucro de 15%, teremos o preço da LUMINÁRIA em R$ 13,25 e o preço do SUPORTE em R$ 9,87. O preço do kit residencial sairá agora a R$ 89,38.

Em ambos os casos o ponto de equilíbrio se dará após a venda de 440 kits residenciais, ou seja 440 SUPORTES e 2.528 LUMINÁRIAS.

¹ O valor de 5,745 luminárias é apenas para título de cálculo, pois não seria possível para uma única residência, mas é resultado do cálculo de um lote para pelo menos 1000 residências e a quantidade de luminárias por residência irá variar conforme a quantidade de cômodos existentes.

Ainda no lote pioneiro o preço aplicado no kit residencial é acessível para classes B e C que desejem eliminar os riscos de queda e choque na substituição de lâmpadas, ou para novos domicílios com essas facilidades.

Se aplicarmos os mesmos valores, a lucratividade será cerca de 59,2% contra os 15% anteriores e lucro-mês de R$ 189.154,75. 

ROI e Break Even

Na análise da viabilidade da produção da Maglumni foi levado em consideração a aquisição do bem de capital à vista, contudo, unindo as duas análises e considerando a aquisição do bem, que é um molde de aço para injeção plástica, levantamos alguns cenários 

Opinião Pública

Financeiramente conseguimos facilmente demonstrar que a